segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Parque Nacional da Tijuca - A maior Floresta Urbana do Mundo / RJ; Brasil.

"...depois de falar um pouco sobre o PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA, chegou a vez do PARQUE NACIONAL DA TIJUCA!"

Introdução: 

Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades.

Como chegar:
ESTRADA DA CASCATINHA, 850 - ALTO DA BOA VISTA - CEP: 20.531-590 
RIO DE JANEIRO - TEL.: (21) 2491-1700

Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/#index


O parque é bem legal, de clima bom e ar puro, acredito eu e entrada gratuita! Existem várias trilhas, córregos, rios e cachoeiras, além de dois restaurantes, alguns locais reservados para pic-nics, churrasqueiras, playgrouns para criançada e estacionamento para os veículos de visitantes e turistas, o parque é relativamente bem sinalizado e uma boa opção para um domingo no parque com a família, praticamente no meio da cidade do Rio de Janeiro.

Apesar de tudo que escrevi até agora, eu e minha esposa cometemos alguns erros que tornaram o passeio um tanto quanto cansativo?! Talvez deve-se consultar o site do parque antes de ir e mesmo assim acredito que não fizesse muita diferença. 

Como essa foi a primeira vez que fomos ao parque, parei no primeiro estacionamento que encontrei dentro do parque (ERRO Nº1) e partimos dali em diante, sempre subindo pela via. Não tendo noção da dimensão do parque seguimos caminhando até não aguentar mais, sempre subindo e nessa brincadeira, subimos cerca de 3 km até decidirmos parar, se alimentar e hidratar para poder seguir. porém como o desgaste físico era grande, devido a falta de costume, resolvemos voltar para pegar o carro para seguir adiante em nosso passeio, conhecendo o resto do parque de carro ou seja agora mais 3 km de caminhada, só que descendo, somando um total de mais ou menos 6 km de caminhada!

Resultado de imagem para gif garrafa da aguaOutro vacilo nosso, foi não ter levado nenhuma garrafa d'água ou alimento conosco como frutas, biscoitos, etc (ERRO Nº2). Apesar desse grande vacilo, demos sorte em encontrar duas fontes de água durante a caminhada o que deu pra amenizar aquela situação de sede em função da caminhada. 
Para terminar, o terceiro e ultimo erro cometido (ERRO Nº3), foi não levamos, nem passamos repelente de mosquitos antes e durante a visitação e o resultado foi um ataque voraz e coordenados de "Borrachudos", aqueles mosquitos pretinhos quase invisíveis, que quando mordem chega a sangrar, rs, pois é??!

Deixando um pouco os erros de lado, vamos a biodiversidade, que é vasta, como já é de se esperar, o que nos premiou com belas imagens de espécimes botânicas lindas, só esperando aquela bela foto ou aquele belo self. Isso sem contar com a fauna, que também não fica atras, mesmo apesar de só ter visto umas borboletas, um macaco e um quati. Mas mesmo assim valeu!

 

Exitem além de todos os atrativos descritos por mim, um CENTRO DE VISITANTES no mínimo interessante e que vale a visitação. Lá é possível obter algumas informações adicionais sobre o parque, pegar mapas, beber e abastecer as garrafas d' aguá, além de banheiros.

O parque tem uma sinalização relativamente adequada dispostas ao longo das trilhas e vias, porém algumas delas nos causaram duvidas e confusão ao invés de uma solução na localização.

Placa de sinalização do Parque
Existem alguns locais para dar uma paradinha, para fotos, para descansar e para contemplar a natureza local e em alguns deles, também e possível encontrar fontes de água e reabastecer as garrafas.


Restaurante A Floresta



Para dizer que não foi tudo um desastre total, esse restaurante nos salvou o passeio e nos surpreendeu!!! Encontramos lá um bom local para almoçar, um cardápio variado, uma boa comida e um preço ao meu ver justo, pelos pratos lá servidos. #ficaadica: apesar de aceitar diversos cartões de credito, leve dinheiro pois no dia em que fui, o serviço de cartões estavam fora do ar?! Como estávamos andando, preferimos petiscar ao invés de almoçar, sendo assim, gastamos em torno de 70 R$ para comer e beber alguma coisa ou seja 35,00 R$ cada!


Depois da pausa para comer, fomos em direção a trilha que leva a Cachoeira das Almas que fica logo ao lado do restaurante A Floresta, mas que pro nosso espanto, estava quase seca, acredito eu devido a falta de chuvas e que não valeu nenhuma foto. Sendo assim, só nos restou a volta pra casa.

Apesar da visita não ter sido das melhores, como planejamos e imaginamos, pretendemos voltar outro dia e não cometer os mesmos erros, além de prestar mais atenção no clima, para não se deparar com cachoeiras e rios quase secos. 








Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário