"...depois de falar um pouco sobre o PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA, chegou a vez do PARQUE NACIONAL DA TIJUCA!"
Introdução:
Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca (Parna Tijuca ou PNT) protege a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953ha de Mata Atlântica. É o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades.
Como chegar:
ESTRADA DA CASCATINHA, 850 - ALTO DA BOA VISTA - CEP: 20.531-590
RIO DE JANEIRO - TEL.: (21) 2491-1700
Fonte: http://www.parquedatijuca.com.br/#index
O parque é bem legal, de clima bom e ar puro, acredito eu e entrada gratuita! Existem várias trilhas, córregos, rios e cachoeiras, além de dois restaurantes, alguns locais reservados para pic-nics, churrasqueiras, playgrouns para criançada e estacionamento para os veículos de visitantes e turistas, o parque é relativamente bem sinalizado e uma boa opção para um domingo no parque com a família, praticamente no meio da cidade do Rio de Janeiro.
Apesar de tudo que escrevi até agora, eu e minha esposa cometemos alguns erros que tornaram o passeio um tanto quanto cansativo?! Talvez deve-se consultar o site do parque antes de ir e mesmo assim acredito que não fizesse muita diferença.
Para terminar, o terceiro e ultimo erro cometido (ERRO Nº3), foi não levamos, nem passamos repelente de mosquitos antes e durante a visitação e o resultado foi um ataque voraz e coordenados de "Borrachudos", aqueles mosquitos pretinhos quase invisíveis, que quando mordem chega a sangrar, rs, pois é??!
Deixando um pouco os erros de lado, vamos a biodiversidade, que é vasta, como já é de se esperar, o que nos premiou com belas imagens de espécimes botânicas lindas, só esperando aquela bela foto ou aquele belo self. Isso sem contar com a fauna, que também não fica atras, mesmo apesar de só ter visto umas borboletas, um macaco e um quati. Mas mesmo assim valeu!
Exitem além de todos os atrativos descritos por mim, um CENTRO DE VISITANTES no mínimo interessante e que vale a visitação. Lá é possível obter algumas informações adicionais sobre o parque, pegar mapas, beber e abastecer as garrafas d' aguá, além de banheiros.
Placa de sinalização do Parque |
Restaurante A Floresta
Para dizer que não foi tudo um desastre total, esse restaurante nos salvou o passeio e nos surpreendeu!!! Encontramos lá um bom local para almoçar, um cardápio variado, uma boa comida e um preço ao meu ver justo, pelos pratos lá servidos. #ficaadica: apesar de aceitar diversos cartões de credito, leve dinheiro pois no dia em que fui, o serviço de cartões estavam fora do ar?! Como estávamos andando, preferimos petiscar ao invés de almoçar, sendo assim, gastamos em torno de 70 R$ para comer e beber alguma coisa ou seja 35,00 R$ cada!
Depois da pausa para comer, fomos em direção a trilha que leva a Cachoeira das Almas que fica logo ao lado do restaurante A Floresta, mas que pro nosso espanto, estava quase seca, acredito eu devido a falta de chuvas e que não valeu nenhuma foto. Sendo assim, só nos restou a volta pra casa.
Apesar da visita não ter sido das melhores, como planejamos e imaginamos, pretendemos voltar outro dia e não cometer os mesmos erros, além de prestar mais atenção no clima, para não se deparar com cachoeiras e rios quase secos.
Até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário